A região Campânia fica localizada no sul da Peninsula italiana, caracterizada por um clima ameno, com invernos raramente gelados e com a presença de forte atividade vulcânica (Vesúvio, Campos Flégreos). Os vinhos na região tem história milenar e raridade como o Falanghina, o Piedirosso e o Greco di Tufo.
Fundada no ano de 2004, contém no próprio nome a história antiga desse canto da região Campânia. O objetivo dos fundadores foi, desde o começo, difundir o extraordinário produto das videiras cultivadas a Pé Franco: autenticamente europeu, com base na antiga tradição grega. A empresa Il Quarto Miglio aposta na qualidade do produto, cultivado numa área que, há milênios, é berço de vinhos de excelência: os Campos Flégreos.
O nome da empresa deriva de uma antiga pedra milenar onde esculpidos estão os dizeres "ad quartum", evocando o IV Miglio Romano, uma unidade de medida que marca a distância entre as cidades de Pozzuoli e Quarto, ao longo da Via Consular Campana, que desde antiguidade ligava Pozzuoli a Cápua. Nos ensolarados Campos Flégreos, as parreiras espalhadas testemunham um museu arqueológico a céu aberto submerso entre crateras de antigos vulcões e terras férteis cultivadas; um cenário típico onde imaginamos o magma escondido doar à terra fertilidade e, ao vinho, vivacidade, tudo com a ajuda de um clima ameno, verdadeiro aliado da viticultura dessa região.
Piedirosso Campi Flegrei DOP
Variedade antiga cultivada na Região Campânia, a Piedirosso é uma uva "pé franco", cuja origem se atesta antes da praga de filoxera, sendo então uma uva tipicamente europeia. Cultivada em solos vulcânicos, tem alta mineralidade, boa estrutura, porém com taninos macios e suaves; frequentemente em "blend" com as uvas Aglianico, a Piedirosso é utilizada na DOCG Taurasi, o "Barolo do Sul" e no Gragnano Penisola Sorrentina DOP. Os varietais de Piedirosso são encorpados e com aromas frutados.
UVA: 100% Piedirosso
COR: Vermelho rubi com tons roxos, límpido.
PERFUME: Frutas vermelhas, como ameixas e cerejas.
PALADAR: Macio, de média estrutura, lembrando as sensações olfativas
ÁLCOOL: 13% vol
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16º ~ 18º C
Falanghina Campi Flegrei DOP
Essa casta milenar foi trazida para Itália pelos antigos Grego, seu nome remete a falange, pequeno poste onde as uvas talvez crescessem na antiguidade. Foi redescoberta em tempos modernos, despertando o interesse dos viticultores, que a utilizaram inicialmente em conjunto com outras castas italianas e sucessivamente para ótimos varietais que vem hoje despertando a atenção dos críticos e dos especialistas.
UVA: 100% Falanghina
COR: Amarelo palha intenso, límpido
PERFUME: Sensações florais, frutas maduras e pêssegos amarelos.
PALADAR: Delicado, fresco, de corpo pleno e harmônico
ÁLCOOL: 12,5% vol
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 10º ~ 12º C
Aglianico Campania IGP
Talvez a casta nativa mais antiga da península italiana, a Aglianico é responsável por grandes tintos como o Taurasi DOCG, sendo considerada como uma das melhores na Itália. Crescendo nas encostas do Vesúvio, a sua personalidade é intensa, com taninos finos em evidência e alta acidez. Vinhos de uva Aglianico tem predisposição para guarda longa e harmonizam bem com carnes e massas.
UVA: 100% Aglianico
COR: Vermelho rubi com tons púrpura, límpido.
PERFUME: Intenso, sensações de frutos de bosque frescos.
PALADAR: Seco, encorpado, taninos macios.
ÁLCOOL: 13% vol
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16º ~ 18º C
A Família La Marca dedica-se ao vinho a partir dos anos ‘50. Desde Giovanni, que começa a produzir em Nola, três gerações engajaram-se, na terra de Irpinia, na produção de vinhos garantidos e de alta qualidade (DOCG). Em Parolise, Michele e Gianni, pai e filho, dirigem a empresa, ocupando-se de administração e de produção.
Gianni, formado em enologia, utiliza seus conhecimentos para a criação de um novo rótulo “Terre del Principato” em homenagem aos antigos territórios do principado que se estendiam da Irpinia até a capital, Napoli. Gianni dedica-se em particular aos nobres brancos DOCG “Greco di Tufo” e “Fiano di Avellino” e a evoluir sempre a realidade empresarial. Tradição, paixão e intuição são as características de família: indispensáveis para ser um dos melhores produtores da região.
Aglianico Beneventano Corteregia IGP
Mais uma variedade antiga, originária da Grécia, cultivada na Região Campânia, cujo nome lembra "helênico", adjetivo pátrio do país europeu. Costumava-se usar o Aglianico como vinho de corte, mas hoje a tecnologia enológica moderna produz monovarietais de grande qualidade, onde enalteceu e amplificou as características dessa uva: acidez elevada e taninos naturais. Adapto ao envelhecimento, harmoniza com a culinária italiana, massas, carnes, grelhados, queijos maturados, embutidos.
UVA: 90% Aglianico e 10% castas autóctones
COR: Vermelho rubi intenso
PERFUME: Frutas vermelhas e flores (rosas e violetas)
PALADAR: Taninos macios, boa vinosidade, saboroso e redondo
ÁLCOOL: 12,5% vol
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16º ~ 18º C
Greco di Tufo DOCG "Terre del Principato"
Nobre casta regional, foram os antigos gregos a levar as primeiras mudas dessa variedade nas costas do mar Tirreno em Campânia. De caráter impetuoso e sincero, estruturado ao paladar, profundo e persistente com boa mineralidade e alta acidez, rico de perfumes complexos. Essa DOCG é produzida apenas em poucos territórios entre os quais o Beneventano e a Irpínia, Tufo e as cercanias do monte Vesúvio. Um vinho solar e irresistível, que harmoniza perfeitamente peixes, crustáceos, carne de aves e molho a base de coco, muito utilizado na gastronomia brasileira.
UVA: 90% Greco di Tufo e 10% castas autóctones
COR: Amarelo palha intenso
PERFUME: Bem definidos, pêssegos e amêndoas amargas
PALADAR: Seco, redondo, persistente, lembrando as sensações olfativas
ÁLCOOL: 13% vol
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 08º ~ 10º C
Taurasi DOCG "Terre del Principato"
Vinho fino tinto seco, produzido com 100% de uvas Aglianico, considerado o rei dos vinhos do sul da Itália. A sua nobreza é frequentemente comparada à do Barolo sendo comum considerar a uva Aglianico entre as melhores da Itália no quesito elaboração de grandes vinhos DOCG que seguem um longo e complexo percurso de vinificação e afinamento para transformar-se em produtos únicos. Dois anos de envelhecimento em toneis e barriques de carvalho produzem taninos envolventes e grande estrutura. Harmoniza com assados, carnes, grelhados, massas recheadas e culinária italiana.
UVA: 100% Aglianico
COR: Rubi intenso com reflexos laranjados.
PERFUME: Frutas vermelhas, rosas e violetas, cacau e pimenta do reino.
PALADAR: Envolventes taninos, quente, muito complexo, intenso
ÁLCOOL: 14,5 % vol
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16º ~ 18º C
CityVinhos comercializa vinhos italianos tratando direto com a importadora. Oferecemos produtos de qualidade, produzidos por vinícolas de renome e tradição para que o cliente possa ter o prazer de degustar algumas das melhores produções do pais que mais produz vinhos no mundo. O vinho é mais que uma bebida: é um estilo de vida e está ao seu alcance!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade